O REI NA SAÚDE
ANANÁS
Por: Dr João Anselmo


A designação ananás teve origem nos nativos de algumas tribos da América Central que começaram por chamar ao fruto “nanas”, ao qual mais tarde adicionaram a mesma síliba, com o objectivo de reforçar o conceito de sabor dos sabores. Quando da sua chegada à ilha de Guadalupe, no caminho para a América, Cristovão Colombo e a tripulação da sua armada mataram a fome e a sede com este fruto que ele descreveu “ como um fruto delicioso em forma de pinha” ( dai a designação anglosaxónica de pineapple ) e que os nativos serviam em rodelas, em sumo ou até sob a forma de vinho.
Apesar de já no século XV ser servido e apreciado um pouco por toda a Europa, foram necessários cerca de 2 séculos para que os primeiros frutos fossem cultivados em estufas na Inglaterra. O ananás foi introduzido em S. Miguel - Açores como planta ornamental, em meados do século XIX. Com o correr dos anos este excepcional fruto transformou-se num verdadeiro ex-libris da região.
O ananás é rico em potássio, vitamina C e provitamina A. É um alimento a evitar se sofrer de úlcera gástrica, duodenal ou gastrite. Quando às virtudes ditas de emagrecimento, elas fundamentam-se no facto do ananás fornecer um baixo aporte calórico levando o organismo a consumir as suas reservas de gordura quando ingerido isoladamente durante dias consecutivos. Apesar deste pressuposto, não só nenhum estudo demonstrou a eficácia do ananás neste domínio, como em contrapartida se sabe, desde há muito, que o sumo de ananás permite às pessoas que sofrem de insuficiência pancreática recuperarem peso devido à sua riqueza em bromeleína, uma enzima capaz de digerir em poucos minutos cerca de 1.000 vezes o seu peso em proteínas. A acção desta enzima sobre a fibrina, que é a principal proteína existente nos exsudados inflamatórios, justifica os efeitos antinflamatórios do ananás, quer quando ingerido, quer após aplicação cutânea sob a forma de extratos. É ainda esta enzima e a sua acção antiproteica que justifica a redução da celulite nas dietas ricas em ananás. Existem várias formas de enriquecer uma dieta em ananás: através de sumos frescos ingeridos antes e durante as refeições; em pedaços acompanhando as saladas; em rodelas, como forma de sobremesa.