Nota do autor

Este blogue tem por base uma exposição de fotografias intítulada “Rei”, onde as várias faces de produção do Ananás apararem sobre registo fotográfico.
A ideia de lançar um livro acerca desta cultura, tem por finalidade contribuir para a divulgação desta actividade, para a sua valorização e m conhecimento mais aprofundado da mesma.
Esta tem contribuído significativamente ao longo dos tempos, para a economia Açoriana, essencialmente Micaelense, e dignificado o nosso nome no estrangeiro através das exportações.Rica em cuidados contínuos e horas de intenso trabalho.
São os estufeiros os heróis deste livro, homens de mãos rudes que escondem a delicadeza de quem sabe tratar a terra e os frutos com a dignidade que merecem.
Imortalizar as tradições e a cultura tem sido desde sempre o objectivo das minhas exposições fotográficas.
Embora esta não se delimitem apenas ao espaço geográfico dos Açores, também Portugal Continental tem sido um alvo de divulgação. No entanto as fronteiras geográficas têm-se delimitado atendendo aos apoios.
Talvés porque como autor das mesmas entendi não comercializá-las e mantê-las em exposição na minha residência para todos o quanto as queiram visitar ou as solicitarem para serem expostas.



João Freitas